SOBRE LISBOA

A história desta cidade é a história dos homens que a habitaram...

Na foz do maior rio da Península Ibérica, o Tejo, Lisboa é habitada desde tempos imemoriais. Os Fenícios baptizaram o local com o nome de Allis Ubbo (enseada amena) que está na origem do topónimo "Lisboa".

Em 138 a.C., os Romanos conquistaram a cidade, já chamada de Olisipo, que se tornou na mais importante da Lusitânia graças à sua actividade comercial.

Após o domínio visigótico, Lisboa foi conquistada pelos Mouros em 714. Governada por um povo diferente na língua, na religião, nos usos e costumes, a cidade ganhou um cariz diferente e o traçado urbano adquiriu novas características.

Em 1147, o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso I, conquistou Lisboa que teria cerca de 15 000 habitantes. Em 1256, Dom Afonso III aqui fixou capital e, em 1290, Dom Dinis fundou a Universidade (a 3ª mais antiga da Península Ibérica).

Nos séculos seguintes a cidade cresceu e engrandeceu-se. No final do século XV a população foi calculada em 50 000 habitantes.

Em 1498, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia e Lisboa tornou-se a mais opulenta cidade da Europa e o seu porto o centro para onde convergiam as mais preciosas mercadorias. A cidade expandiu-se, importantes edifícios foram construídos e no final de Quinhentos Lisboa tinha 100 000 habitantes.

Em 1755, um violento sismo acompanhado por um maremoto destruiu parte da cidade. O poderoso ministro de Dom José I, o Marquês de Pombal, reconstruiu a cidade segundo as modernas concepções urbanísticas. Ruas amplas e geométricas foram construídas e a Baixa tornou-se o coração da cidade, sede do poder político e financeiro.

Em 1879, rasgou-se a Avenida da Liberdade e novos bairros foram construídos a norte.

No final do século XX, em 1998, Lisboa acolheu uma exposição mundial e um novo bairro foi construído na zona oriental da cidade, criando mais zonas verdes e novas atracções turísticas.

Actualmente, Lisboa tem cerca de 550 000 habitantes (cerca de 3 000 000 com a sua área metropolitana) e recebe anualmente 5 000 000 de turistas.

Seja Bem-Vindo!